Instruções aos Autores

Entomology Beginners – Instruções para Autores – versão 2.0 (janeiro de 2024)

 

Apresentamos a versão 2.0 do guia de publicação de manuscritos para o periódico on-line Entomology Beginners, com o objetivo de padronizar e facilitar o processo de elaboração dos manuscritos pelos autores e aumentar a agilidade no processo de edição e eventuais correções.

1 Descrição Geral

Entomology Beginners é uma revista brasileira dedicada a publicações em todas as áreas da Entomologia e Acarologia em formato de comunicações breves (até três mil e quinhentas palavras, incluindo as referências) em português, espanhol ou inglês, de alunos de graduação ou graduados, resultantes de trabalhos executados durante o período da graduação (iniciação científica, estágio, relatórios de pesquisa, monografia ou trabalho de conclusão de curso), incluindo alunos de pós-graduação (lato ou stricto sensu).

Nosso objetivo é estimular os alunos de graduação ou pós a publicarem seus primeiros trabalhos, com zelo científico, mas, sem considerar a relevância científica, como fator de aprovação ou reprovação.

Na submissão de um manuscrito ao periódico, obrigatoriamente um dos autores deve ser um graduando ou graduado ou pós graduando, o qual tenha participado da referida pesquisa na época em que foi realizada, sendo necessário indicar na contribuição dos autores qual ou quais autores é o graduando, graduado ou pós-graduando, cujo trabalho fez/faz parte de sua pesquisa.

Nossa proposta é sermos um impulso inicial na carreira acadêmica e científica de graduandos ou graduados.

2 Seções

Ao submeter o manuscrito, o autor deverá definir em qual seção do periódico deseja publicá-lo. As seções da Entomology Beginners são:

  1. Observação Científica – focada em observações científicas, redigidas como relato de caso, não necessariamente oriundos de iniciação científica (p. ex., relatórios de estágios, observação de campo).
  2. Iniciação Científica – focada em trabalhos concluídos durante a iniciação científica.
  3. Trabalhos de Conclusão de Curso – focada em trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCC ou Monografias), que não sejam oriundos de iniciação científica.

3 Preparação do manuscrito

As regras abaixo devem ser observadas antes da submissão de um manuscrito:

  1. Manuscritos somente podem ser submetidos pelo portal do periódico (entomologybeginners.org/).
  2. No(s) arquivo(s) a ser(em) submetido(s), não deve constar os autores ou afiliação ou qualquer texto que possa identifica-los. Esta informação deve ser inserida nos metadados do sistema.
  3. Os agradecimentos somente deverão ser inclusos, caso exista, apenas na versão final para a edição de texto.
  4. O texto deve ser editado e submetido com as extensões: [.doc] ou [.docx] ou [.rtf] (manuscritos em PDF não serão aceitos).
  5. Página em tamanho A4; fonte Arial 11; espaço entre linhas de 1,5; margens (superior, inferior, direita e esquerda) de 2,0; parágrafos justificados na direta e esquerda. O manuscrito não deve ultrapassar 3.500 palavras, incluindo as referências.
  6. Inserir número de páginas (topo e à direita) e número de linhas (reiniciado a cada página) no manuscrito.
  7. Máximo de duas figuras e, ou, duas tabelas pequenas (até metade de uma página cada) por manuscrito. Excetua-se a essa regra, artigos com inventários ou checklist, que demandem tabelas mais extensas. Nesse caso, estas serão publicadas como Material Suplementar do artigo, podendo ser divididas em um ou mais arquivos em PDF, que serão publicados juntamente com o artigo. No corpo do texto, citar como Figura 1 ou Tabela 1, com números arábicos, sem abreviações. A fonte das tabelas, figuras e gráficos deve ser Arial, fonte 9 pt. No caso de material suplementar deve ser indicado como Material Suplementar, Tabela 1S ou Material Suplementar, Figura 1S e assim sucessivamente.
  8. Somente tabelas e gráficos podem ser inseridos no corpo do texto. As imagens [.jpg] ou [.jpeg] ou [.tiff], devem ser enviadas como arquivos anexos no sistema de submissão, com resolução de 300 dpi para fotos coloridas e 600 dpi para desenhos ou fotos em preto e branco (os créditos das imagens devem constar na legenda, quando o autor da foto não for um dos autores do artigo, especialmente).
  9. As legendas das figuras devem ser inseridas em ordem crescente, após o item Referências.
  10. Fórmulas ou equações podem ser inseridas no corpo do texto, usando LibreOffice.org Math, Microsoft Equation ou Microsoft Word.
  11. Manuscritos submetidos em inglês ou espanhol devem passar por uma tradução especializada, com envio da declaração do tradutor. Manuscritos submetidos, redigidos por autores nativos serão dispensados dessa declaração.

4 Escrita do manuscrito

4.1 Todos os manuscritos submetidos ao periódico devem ser redigidos no formato de comunicação breve, sem separação em tópicos (introdução, material e métodos, resultados e discussão). Os únicos tópicos que podem ser inseridos são:

  1. Agradecimentos – quando pertinente deve ser mencionado os agradecimentos às pessoas e instituições, que por ventura não tenham financiado a pesquisa (estudo);
  2. Contribuição dos autores – quando houver mais de dois autores, deve ser informada a participação de cada autor, abreviando as iniciais e descrevendo em que fase o mesmo participou, por exemplo, MAC: coleta de dados no campo e redação inicial e final do artigo; WCR: Análise estatística e redação dos resultados e discussão do artigo; MMS: Coleta de dados no campo, análise estatística e redação do artigo em todas etapas.
  3. Informações de Financiamento – deve ser informado com as iniciais do autor a instituição de fomento e número do processou código do fomento;
  4. Conflitos de interesses – Os autores devem informar se há ou não conflitos de interesses;
  5. Referências – No máximo 20 referências, atuais nos últimos 10 anos, quando possível.

4.2  Título do manuscrito

Deve conter até 400 caracteres com espaços, ser conciso e ao citar espécie ou gênero, deve ser respeitada a normas de taxonomia zoológica e botânica.

4.3 Resumo

Para artigos redigidos em português, elaborar Resumo em português e Abstract (inglês). Quando redigidos em inglês, elaborar Abstract e o Título em inglês e Resumo em português. Quando redigidos em espanhol, elaborar Resumen e o Título em espanhol e o Resumo em português. Os resumos devem ser redigidos em parágrafo único, espaço simples, com até 250 palavras; contendo objetivos, material e métodos, resultados e conclusões do referido trabalho, sem divisão em tópicos.

4.4 Palavras-chave, Keywords ou Palabras-clave

Devem ser informadas até 5 palavras que identifiquem o trabalho, sem repetição de termos que estejam no título ou resumo do manuscrito, podendo ser composta ou não. As palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula e em ordem alfabética.

4.5 Número e unidades

Escrever números até nove por extenso, a menos que sejam seguidos de unidades. Utilizar, para número decimal, vírgula nos artigos em português (10,5 m) ou ponto, nos escritos em inglês (10.5 m), no caso de litro usar o L em maiúsculo sempre, por exemplo, 20 L ou 150 mL, 250 μL. Utilizar o Sistema Internacional de Unidades (https://urlserv.com/u-unitsysteimetro).

4.6 Citações de Referências

Tanto no o corpo do texto ou em legendas ou tabelas ou quadros, deverão seguir os exemplos abaixo:

  1. Citação com um autor: usar o sobrenome e ano: Rodrigues (2023) ou (Rodrigues 2023).
  2. Citação de dois autores: Silva & Diniz Filho (2012) ou (Silva & Diniz Filho 2012).
  3. Citação de três ou mais autores: utilizar o primeiro e após et al. (em itálico) (Andrade Júnior et al. 2015). A citação de mais de um trabalho deve obedecer a sequência do mais antigo ao mais atual, separados por ponto e vírgula (Oleksiak 2008; Silva & Diniz Filho 2012; Andrade Júnior et al. 2015).
  4. Citação de mais de um trabalho de um mesmo autor, em um mesmo ano: Costa et al. (2013a; 2013b) ou (Costa et al. 2013a; 2013b).

4.7 Conclusão

Incluir um parágrafo final no manuscrito mencionando a(s) conclusão do manuscrito, caso seja pertinente.

4.8 Agradecimentos

É um tópico opcional que deve ser inserido antes das referências.

5 Taxonomia

De acordo com a recomendação 51A da Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica (ICZN), a autoria de uma espécie deve ser mencionada pelo menos uma vez no texto e quando for necessário para evitar ambiguidades. Sempre inclua a autoria para a primeira citação de gênero e subgênero. Na primeira citação de uma espécie, gênero ou subgênero, inclua sempre a Ordem e a Família, em que esse táxon é atribuído entre parênteses e separados por dois pontos. Depois, não há necessidade de repetir a autoria e incluir Ordem e Família. É permitido abreviar o nome de gênero e subgênero com duas letras, a fim de evitar ambiguidade nos casos em que existam dois ou mais gêneros começando com a mesma letra no texto.

Observe que o Resumo/Abstract, apesar de ser parte integrante do artigo, a regra de citar a espécie é válida como se fosse um texto separado, portanto há necessidade de especificar o nome da espécie, por extenso apenas uma vez, incluindo autoria, ano da descrição, ordem e família, independentemente de estar no título ou em qualquer outra parte do artigo.

6 Exemplos de citação de espécies:

Aedes albopictus (Skuse, 1894) (Diptera: Cullicidae)

Camponotus crassus Mayr, 1862 (Hymenoptera: Formicidae)

Camponotus Mayr, 1861 (Hymenoptera: Formicidae)

Cariocamyia maculosa Snyder, 1951 (Diptera: Muscidae)

Cochliomyia hominivorax (Coquerel, 1858) (Diptera: Calliphoridae)

Euplocania atlantica Silva-Neto, 2021 (Psocoptera: Ptiloneuridae)

6.1 Exemplos de nomes abreviados de espécies:

  • A. albopictus ou Ae. Albopictus;
  • C. crassus;
  • C. sericeiventris;
  • C. hominivorax ou Co.hominivorax
  • C. maculosa ou Ca. Maculosa

6.2 Voucher e tipo de espécimes

Os manuscritos deverão indicar os museus ou coleção ou instituições onde estão depositados os exemplares (tipos ou vouchers), juntamente com os respectivos números de depósito, sempre que possível.

7 Material Sumpelmetar

A Entomology Beginners incentiva a publicação de dados brutos como material suplementar e oferece essa possibilidade aos autores. Os dados suplementares deverão ser publicados em repositórios online como Dryad Digital Repository (https://datadryad.org/stash), Figshare (https://figshare.com), Mendeley Data (https://data.mendeley.com), Zenodo (https://zenodo.org) e o link (URL) ou DOI deverão ser informados na submissão.

No material complementar poderão ser incluídas fichas eletrônicas, código fonte de software, tabelas, conjuntos de dados, vídeos, áudios, etc. O material deve ser citado no artigo, por exemplo, Reynolds (2007) (Material suplementar, Tipo de dados: arquivo PDF). Heterik et al. (2018) (Material suplementar, Tipo de dados: arquivo TIF). Sétamou et al. (2019) (Material suplementar, Tipo de dados: arquivo XLSX).

Além disso, é necessário incluir nas referências, conforme seção 9.9. No caso de material suplementar dos mesmos artigos, as inclusões nas referências deverão seguir o mesmo formato, citando o autor ou autores do trabalho e o ano de publicação do material suplementar, que pode ser diferente do artigo.

8 Comitê de Ética

As pesquisas realizadas no Brasil envolvendo seres humanos e animais deverão fornecer, na seção Materiais e Métodos, o número do protocolo de aprovação da pesquisa, bem como o nome do comitê e da instituição onde está sediado/afiliado. A omissão das informações solicitadas acima implicará na rejeição imediata do artigo/nota científica.

9 Referências

Deve seguir as diretrizes da APA (American Psychological Association), com adaptações realizadas para adequar a realidade da revista.

Solicitamos, sempre que possível, a utilização de referências recentes, dando preferência às publicadas nos últimos 10 anos, quando possível, com foco nas publicadas nos últimos cinco anos. Seguimos as diretrizes da APA (American Psychological Association), com algumas adaptações para melhor atender às nossas necessidades específicas.

9.1 Artigos publicados em periódicos científicos

9.1.1 Até 10 autores

Kaminski, LA.; Carneiro, E; Dolibaina, DR; Casagrande, MM & Mielke, OHH (2020) Oviposition of Minstrellus grandis (Lepidoptera: Riodinidae) in a harmful ant-plants symbiosis. Acta Amazonia, 50(3): 256-259, https://doi.org/10.1590/1809-4392202001801

Souza, CM & Paseto, ML (2015). Description of a Neotropical New Species of Oxysarcodexia Townsend, 1917 (Diptera: Sarcophagidae). EntomoBrasilis, 8(3): 222-225. https://doi.org/10.12741/ebrasilis.v8i3.524

9.1.2  Com 10 ou mais autores

Zacca, T; Casagrande, MM; Mielke, OHH; Huertas, B; Barbosa, EP; Freitas, AVL; Lamas, G; Espeland, M; Brévignon, C; Nakahara, S; et al. (2020). Systematics of the Neotropical butterfly genus Paryphthimoides Forster, 1964 (Lepidoptera: Nymphalidae: Satyrinae), with descriptions of seven new taxa. Insect Systematics & Evolution, 52(1): 42-96. https://doi.org/10.1163/1876312x-00001027

9.2 Artigos publicados em periódicos não científicos

Santos, RS (2014). Surto de mariposas causa intenso desfolhamento em seringais no estado ao Acre. Revista Referência Florestal, 157: 68-71.

9.3 Livros

Marcondes, CB (Ed.) (2011). Entomologia médica e veterinária. 2ª ed. São Paulo: Editora Atheneu Ltda.

Gullan, PJ; Cranston, PS (Eds.) (2014). The insects: an outline of Entomology. 5a ed. New Jersey: John Wiley & Sons, Ltd.

9.4 Capítulos de livros

Del-Claro, K & Torezan-Silingardi, HM (2021). An Evolutionary Perspective on Plant-Animal Interactions, pp. 1-15. In: Del-Claro, K & Torezan-Silingardi, HM (Eds.). Plant-Animal Interactions: Source of Biodiversity. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-66877-8_1

9.5 Monografias, Dissertações e Teses

Lira Júnior, LA (2013). O estudo da entomologia para o desenvolvimento do raciocínio científico: uma proposta de material pedagógico. Monografia (Graduação) – Universidade de Brasília/UnB, Brasília, DF.

Tomazella, VB (2020). Implications of diversification in coffee crop on four parasitoid families. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Lavras/UFLA, Lavras, MG.

9.6 Documentos seriados (boletins, comunicados, circulares e folders)

Arioli, CJ, Molinari, F; Botton, M & Garcia, MS (2007). Técnica de criação de Grapholita molesta (Busck, 1916) (Lepidoptera: Tortricidae) em laboratório utilizando dieta artificial para a produção de insetos visando estudos de comportamento e controle. EMBRAPA (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 13). URL: <http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/542338>

9.7 Publicações eletrônicas e Websites

 IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) (2023). Brasília- DF. Cidades@ - Cidades e estados do Brasil. URL: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/df/brasilia/panorama>. Access: 07.xii.2023.

Silva-Neto, AM; García-Aldrete, NA & Reategui, NS (2023). Ptiloneuridae in Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil. PNUD. URL: <http://fauna.jbrj.gov.br/fauna/faunadobrasil/213363>. Acesso em: 09.xi.2023.

ITIS (Integrated Taxonomic Information System) (2023). Camponotus sericeiventris (Guérin-Méneville, 1838). National Museum of Natural History, Smithsonian Institution. https://doi.org/10.5066/f7kh0kbk

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Perspectivas para a agropecuária. 2018. Disponível em: <https://www.conab.gov.br/perspectivas-para-a-agropecuaria>. Acesso em: 07.ix.2020.

9.8 Trabalhos publicados em Anais de Eventos

Lima, EFB & Zucchi, RA (2015). Towards an updated checklist of pest thrips in Brazil, p. 114. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON THYSANOPTERA AND TOSPOVIRUSES, 10. Proceedings... Davis: UC Davis.

9.9 Software

Cowell, RK (2019). EstimateS - Statistical estimation of species richness and shared species from samples. Version 9.1.0. URL: <https://www.robertkcolwell.org>.

Rodrigues, WC (2023). DivEs - Diversidade de Espécies. Version 4.21. Software e Guia do Usuário. AntSoft Systems On Demand. URL: <https://dives.ebras.bio.br>.

R Development Core Team (2021). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing. URL: <https://www.R-project.org>.

Hammer, Ø; Harper, DAT & Ryan, PD (2001). PAST: Paleontological statistics software package for education and data analysis. Palaeontologia Electronica, 4(1): 9pp. URL: <https://www.nhm.uio.no/english/research/resources/past/>

9.10 Material Suplementar

Reynolds, B (2007). Environmental Effects on Coleoptera Diversity in the Maloti-Drakensberg Region (1.0) [Data set]. Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.4680608

Heterick, BE; Castalanelli, M & Shattuck, SO (2018). Supplementary material 1. From: Heterick B, Castalanelli M & Shattuck, S (2017) Revision of the ant genus Melophorus (Hymenoptera, Formicidae). ZooKeys, 700: 1-420. https://doi.org/10.3897/zookeys.700.11784 [Dataset]. Zenodo. https://doi.org/10.3897/zookeys.700.11784.suppl1

Sétamou, M; Saldaña, RR; Hearn, JM; Dale, J; Feria Arroyo, TP & Czokajlo, D (2019). Data from: Screening sticky cards as a simple method for improving efficiency of Diaphorina citri (Hemiptera: Liviidae) monitoring and reducing non-target organisms [Data set]. Zenodo. https://doi.org/10.5061/dryad.6p394rh